INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLHA DE IMPLANTES PELO MÉDICO
Um implante mamário tem como objetivo melhorar ou restaurar o aspeto morfológico e estético da mama.
Seu uso requer uma intervenção cirúrgica que, na grande maioria dos casos, se mostra como muito benéfica, tanto no plano psicológico como no estético. As mulheres que recorreram a esta intervenção cirúrgica reconhecem ter ganhado a nível de feminidade e autoconfiança. Isto é especialmente certo para as que beneficiaram de uma reconstrução mamária depois de uma amputação parcial ou total da mama, dado que isto as ajuda a reconstruir a sua imagem corporal.
Inúmeras pessoas temem que os implantes e o silicone usado possam dar origem a doenças graves, sistêmicas, debilitantes, como canceres e doenças auto-imunes. Ao dia de hoje, nenhum dos estudos científicos publicados conseguiu confirmar este temor.
Não obstante, como qualquer intervenção cirúrgica, a colocação de um implante pode dar lugar a complicações locais e generais que desembocam em tratamentos médicos e , se necessário, cirúrgicos.

ANATOMIA DA MAMA
A mama é formada por tecido gordo que contém as glândulas mamárias. Cada um dos compartimentos da glândula mamária é formado por lóbulos e canais. A função dos lóbulos é produzir o leite no período de aleitamento. Os canais transportam o leite para o mamilo. Este conjunto assenta sobre o músculo peitoral e dará ao seio sua forma, sua sensibilidade e sua textura. As mamas são sustentadas por um sistema formado por pele e por fibras que penetram no interior da glândula mamária. Durante a gravidez, quando as glândulas estão temporariamente aumentadas de tamanho, depois de uma perda de peso rápida ou com os efeitos da gravidade, a pele e as fibras distendem-se, dando origem ao colapso do peito.
O implante mamário permitirá aumentar o volume da mama.
O implante por si só pode não ser suficiente para elevar o peito, corrigir uma assimetria ou o estiramento da pele. Seu cirurgião poderá, além da colocação de um implante; propor uma intervenção específica para responder às indicações e necessidades que são só suas.
ESCOLHA DA ZONA DE INCISÃO E DA POSIÇÃO DO IMPLANTE
Escolha da zona da incisão
É necessário discutir com seu cirurgião as vantagens e inconvenientes da zona da incisão apropriada para o seu caso. Existem 3 zonas de incisão geralmente usadas.
Ao redor do mamilo Periareolar | Debaixo do braço Transaxilar | No sulco inframamário Inframamária | ||
![]() | ![]() | ![]() | ||
Esta incisão é, geralmente, pouco visível. O corte através do tecido mamário aumenta os riscos de modificação da sensação, de infeção e a probabilidade de problemas de aleitamento em comparação com as outras zonas de incisão. | Esta incisão causa menos problemas em caso de aleitamento e permite ao cirurgião usar material muito pouco invasivo (muito pequeno). Esta via de acesso é mais complexa e está associada a um maior risco de alteração do implante e de uma posição incorreta. | Esta incisão causa menos problemas em caso de aleitamento e permite ao cirurgião usar material muito pouco invasivo (muito pequeno). Esta via de acesso é mais complexa e está associada a um maior risco de alteração do implante e de uma posição incorreta. |
Escolha da posição do implante
Você deve igualmente abordar com seu cirurgião a posição do implante para que este seja o mais adaptado à sua morfologia. A posição ideal do implante depende, entre outras coisas, da espessura do tecido mamário e da sua capacidade para revestir o implante, Cada posição do implante tem os seus aspetos positivos e aspetos negativos que você deve conhecer e examinar com seu cirurgião.
Posição retropeitoral | Posição pré-peitoral | |
O implante é colocado parcialmente por debaixo do músculo peitoral maior | O implante é colocado por cima do músculo peitoral e por debaixo da glândula mamária | |
![]() | ![]() | |
Intervenção cirúrgica potencialmente mais longa Restabelecimento potencialmente mais longo Operação potencialmente mais dolorosa Reintervenção potencialmente mais difícil Implantes menos visíveis e menos palpáveis Menor probabilidade de contratura capsular Mamografia mais fácil Preferível se o tecido mamário é fino ou pouco firme | Intervenção cirúrgica potencialmente mais curta |
OS DIFERENTES TIPOS DE IMPLANTES
Os implantes mamários podem distinguir-se com base em cinco características que vamos abordar. De forma general, um implante mamário é formado por um invólucro de elastômero de silicone, o recipiente, que é cheio com uma substância mais ou menos gelatinosa, o conteúdo.
Os elementos característicos são:
- O tamanho
- A forma
- A textura do invólucro
- A substância de enchimento
- O perfil
Estes elementos deverão ser discutidos com o seu cirurgião para que você escolha a prótese que mais se adapte aos seus desejos, às suas necessidades e à sua morfologia.
O tamanho
Antes de mais, é preciso saber que o tamanho de um implante se mede em centímetros cúbicos (cc) e não em tamanho de copa. Escolher o volume mais adequado ao seu corpo é a garantia de um resultado à altura das suas expetativas. O volume final é determinado por uma combinação da largura (a), da base (b) e da projeção (c).
Um implante com um grande volume não significa obrigatoriamente que os seus seios terão um ar mais volumoso, na medida em que tal depende do seu corpo e da sua silhueta. Somente o seu cirurgião pode estimar o volume do implante com base no resultado final que se deseje.
A forma
Existem duas formas de prótese, os implantes redondos e os implantes anatômicos em forma de gota de água, cada um deles associado a uma problemática específica.
O implante redondo
Geralmente, os efeitos da gravidade causam uma diminuição do perfil da mama a nível do decote, dando ao peito um aspeto mais plano e vazio. Este implante enche o tecido mamário existente acrescentando volume, especialmente a nível do decote, o que confere uma forma curva ao seio.
O implante anatômico, em forma de gota
Este implante apresenta uma forma mais natural que segue as linhas originais do corpo. O implante enche o tecido mamário existente com um aumento subtil da zona superior e um mais importante da zona inferior.
A textura do invólucro
Os implantes podem ser lisos, texturados (rugosos) ou microtexturados.
Através de um procedimento específico, o invólucro é tornado finamente rugoso, o que favorece a adesão aos tecidos vizinhos. Esta adesão impede a rotação dos implantes anatômicos e tem impacto no surgimento das contraturas capsulares. Um implante rugoso pode necessitar de uma incisão maior porque a texturização do invólucro torna mais difícil a inserção do implante em sua bolsa, o que pode obrigar o cirurgião a exercer uma força excessiva, com o risco de danificar o implante ou de reduzir a sua durabilidade.
Fatores como a posição do implante, seu tamanho e a quantidade de pele e de tecido de revestimento podem influenciar sua percepção mediante a palpação. Por exemplo, os implantes em posição pré-peitoral têm tendência a ser mais palpáveis que os implantes na posição retropeitoral.
A substância de enchimento
Os implantes mamários dos Laboratórios Arion podem ser cheios com diferentes substâncias.
O gel de silicone contido nos implantes MONOBLOC® silicone SoftOne® é coesivo, ou seja, não é líquido e permanecerá estável e conservará sua forma genérica em caso de rotura. Sua viscosidade permite ter uma consistência próxima à da glândula mamária.
O hidrogel contido nos implantes MONOBLOC® Hydrogel CMC é formado por celulose e soro fisiológico, solúvel em água e radiotransparente, o que facilita a despistagem e a vigilância das patologias mamárias. Sua viscosidade confere igualmente uma consistência próxima à da glândula mamária. O hidrogel CMC é a única alternativa atual entre os implantes de gel de silicone e os implantes enchidos com soro fisiológico.
O perfil
O perfil de um implante está ligado à sua projeção para frente relativamente à parede torácica.
Os implantes MONOBLOC® de silicone redondos existem em perfil baixo, alto e extra-alto
Os implantes MONOBLOC® silicone anatômico existem em vários perfis, que combinam a base à projeção para uma silhueta natural.
Os implantes MONOBLOC pré-cheios de hidrogel existem em perfis alto e baixo.
O CATÁLOGO ARION
BAIXE NOSSO CATÁLOGO AQUI.
PARA SABER +
A GARANTIA ARION
PARA SABER +
OS ESTUDOS CLÍNICOS
PARA SABER +
ARION NO MUNDO
PARA SABER +